Certificação ISO 9001:2015 nos Serviços de Saúde

CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015 NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA CLÍNICA E ORGANIZACIONAL OU UMA MODA? 

X Encontro de Investigadores da Qualidade

Local: Instituto Politécnico de Setúbal

Data: 07/06/2019

Pela sua área de atividade e por fazerem parte de um contexto socioeconómico, os serviços de saúde são impelidos para a normalização e para o reconhecimento oficial dos seus sistemas de qualidade através da certificação. A versão atual da Norma pode trazer benefícios ao nível da comunicação, da liderança, da segurança dos doentes, da qualidade do atendimento, da gestão dos riscos, com repercussões diretas nos cuidados de saúde prestados aos utentes.

A ISO 9001:2015 é uma inegável ferramenta da gestão da qualidade, que pode auxiliar os serviços de saúde a atingirem a excelência clínica e organizacional. Contudo, se a certificação for encarada como uma moda e não for levada a sério, não deve ser considerada, porque está condenada ao insucesso.

Esta comunicação abordou as vantagens e desvantagens, os principais obstáculos e os erros a evitar na implementação da ISO 9001:2015. Também foram referidos os pontos-chave para o sucesso dos sistemas de gestão da qualidade. Teve como objetivo apelar à reflexão com vista à mudança na forma como é encarada a certificação ISO 9001:2015 nos serviços de saúde.

Programa do Encontro e Resumo da Comunicação disponível no Livro de Resumos.

Apresentação realizada para a comunicação oral disponível no Repositório Comum do Hospital Vila Franca de Xira.

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